
O pedido de urgência para pautar o projeto de lei que anistia os presos pelo 8 de janeiro de 2023 antingiu o número de assinaturas necessárias para ser pautada. Para ser protocolado, o documento precisaria de 257 apoiadores, número que também foi ultrapassado, alcançando 258 assinaturas.
O pedido é uma iniciativa do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder na Câmara do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O anúncio da meta atingida foi feita pelo próprio líder da oposição na Câmara, na noite desta quinta-feira (10) que agradeceu colegas parlamentares que assinaram o requerimento.
Em publicação no X (antigo twitter) Sóstenes declarou que a proposta “é uma vitória do Brasil”.
https://twitter.com/i/status/1910524901338853403
Uma vez aprovado, o pedido de urgência acelera a tramitação do projeto, que não precisará passar por discussão e votação em comissões, sendo votado diretamente no plenário da Casa.
A estratégia da oposição é pressionar e até driblar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Rep-PB), que teria prometido aos parlamentares de oposição que pautaria o texto caso fosse eleito para o cargo máximo da Casa. Eleito, Motta ainda não cumpriu a expectativa dos deputados de oposição.