O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, criticou o governo Lula durante uma sessão destinada a julgar o recurso do governo federal contra a suspensão de R$ 6 bilhões no orçamento do programa Pé-de-Meia. Nardes, relator do caso na Corte, foi quem tomou a decisão de bloquear o valor.
“Faltou um bom centro de governo para ter uma capacidade de avaliar e monitorar para evitar que o caso tivesse vindo para cá com essas invalidades que aconteceram. Eu proponho que o governo analise mais o decreto que está em vigência da governança”, afirmou.
Para o ministro “falta diálogo dentro do próprio governo”, e complementou que a falta de uma coordenação estratégica adequada pode comprometer a execução de um programa essencial para o combate à evasão escolar.
Nardes defende ajustes no formato para garantir sua continuidade e evitar obstáculos. No início do julgamento, ele propôs que o governo trabalhe em conjunto com o Congresso para ajustar o programa no orçamento de 2025, em um prazo de 90 dias, a fim de minimizar impactos aos estudantes.
Imagem: reprodução