
Contar calorias é algo que faz parte da rotina de muitas pessoas. Quem procura seguir uma dieta equilibrada e não quer se privar de nenhum alimento, costuma usar a contagem de calorias para manter o peso ou emagrecer.
A estratégia exige muito foco e atenção de quem pratica, além de conhecimento sobre a composição dos alimentos. Por isso, para quem come fora pode ser mais difícil contar calorias, pois nunca se sabe como a comida foi preparada.
Segundo os nutricionistas, um pedaço de peito de frango grelhado pode alterar bastante as calorias conforme a quantidade de óleo ou azeite utilizado na hora do preparo.
Veja exemplos de porções de alimentos que possuem 500 kcal
- 7 ovos cozidos
- 70g de maionese caseira
- 105g de M&M´s (confeitos de chocolate)
- 65g de manteiga
- 61ml de azeite de oliva
- 85g de pasta de amendoim

O vídeo impressiona porque muitas vezes você consegue consumir esta quantidade destes alimentos da lista em poucos minutos. Afinal, quem nunca comeu um pacotinho de M&M´s assistindo televisão ou usou todo sachê de maionese caseira que a lanchonete mandou junto com o hambúrguer?
A pasta de amendoim, alimento considerado saudável e que virou tendência entre quem leva uma vida saudável, também oferece uma quantidade grande de calorias para pouca quantidade. Lambuzar uma panqueca de banana e aveia com pasta de amendoim é comum e você nem nota.

Por isso, o mais indicado é sempre consultar um profissional de nutrição para fazer um acompanhamento regrado e que corresponda aos seus objetivos. Para muitas pessoas com estilo de vida saudável e que praticam muita atividade física, essas calorias não farão diferença no dia e podem até serem necessárias.
Para outros pode acabar com o resultado esperado de uma dieta de emagrecimento, por exemplo. Uma boa dica é ter uma balança na cozinha, que ajude você a ter certeza da quantidade que está ingerindo de cada tipo de alimento.