
O mapa dos estados com maior presença do Bolsa Família não coincidiu com o mapa eleitoral da esquerda nas eleições de 2026. Dos nove estados onde o número de famílias atendidas pelo programa supera o de trabalhadores com carteira assinada, apenas a Bahia elegeu dois senadores do PT. No conjunto, as 18 vagas em disputa foram distribuídas entre partidos de esquerda, centro, centro-direita e direita.
O levantamento do Poder360 considera nove estados nessa situação: Maranhão, Pará, Piauí, Bahia, Paraíba, Amazonas, Alagoas, Acre e Amapá. O dado compara famílias beneficiárias do Bolsa Família com empregos formais e não significa que a maioria da população dessas unidades da Federação receba o benefício. Em fevereiro, o programa atendia 18,8 milhões de famílias no país, enquanto havia 48,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
O resultado das urnas expôs a distância entre a presença do programa social e a composição política escolhida para o Senado. Na Bahia, Rui Costa e Jaques Wagner, ambos do PT, conquistaram as duas cadeiras. Foi o único dos nove estados a eleger dois petistas.
No Maranhão, estado que aparece no topo do levantamento de dependência do Bolsa Família, as vagas ficaram com André Fufuca (PP) e Lahesio Bonfim (Novo). No Acre, Marcio Bittar (PL) e Mara Rocha (Republicanos) garantiram as duas cadeiras. Em Alagoas, Arthur Lira (PP) e Marina JHC (PSDB) foram eleitos.
O padrão também apareceu nos demais estados. O Pará escolheu Helder Barbalho (MDB) e Chicão (União Brasil). No Piauí, Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) venceram a disputa. Na Paraíba, João Azevêdo (PSB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) foram eleitos. Amazonas elegeu Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB). No Amapá, Rayssa Furlan (Podemos) e Lucas Barreto (PSD) ficaram com as vagas.
A composição mostra que a presença de programas de transferência de renda não produziu uma maioria automática da esquerda no Senado. Dos 18 eleitos nos nove estados, apenas dois pertencem ao PT.
| Estado | Situação Bolsa Família x emprego | Senadores eleitos | Leitura |
|---|---|---|---|
| Maranhão | BF > emprego formal | Fufuca (PP) e Lahesio Bonfim (Novo) | Centro + direita |
| Pará | BF > emprego formal | Helder (MDB) e Chicão (União) | Centro |
| Piauí | BF > emprego formal | Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) | Centro/governismo |
| Bahia | BF > emprego formal | Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT) | Esquerda |
| Paraíba | BF > emprego formal | João Azevêdo (PSB) e Veneziano (MDB) | Centro-esquerda/centro |
| Amazonas | BF > emprego formal | Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) | Centro/centro-direita |
| Alagoas | BF > emprego formal | Arthur Lira (PP) e Marina JHC (PSDB) | Centro |
| Acre | BF > emprego formal | Marcio Bittar (PL) e Mara Rocha (Republicanos) | Direita |
| Amapá | BF > emprego formal | Rayssa Furlan (MDB) e Lucas Barreto (PSD) | Centro |
Governos também mostram resistência à esquerda
O resultado se repete na disputa pelos governos estaduais.
Dos nove estados do levantamento, sete definiram o governador no primeiro turno. Apenas dois elegeram candidatos do PT: Jerônimo Rodrigues, na Bahia, e Rafael Fonteles, no Piauí.
Nos outros cinco, venceram candidatos de centro ou centro-direita. Eduardo Braide (PSD) foi eleito no Maranhão; Dr. Daniel (Podemos), no Pará; Lucas Ribeiro (PP), na Paraíba; JHC (PSDB), em Alagoas; e Dr. Furlan (PSD), no Amapá.
Amazonas e Acre levaram a disputa para o segundo turno. Nenhum dos dois estados terá um candidato de esquerda na etapa final. No Amazonas, a disputa ficou entre Omar Aziz (PSD) e Professora Maria do Carmo (PL). No Acre, entre Mailza Assis (PP) e Alan Rick (Republicanos).
O cenário deixa a esquerda com presença restrita entre os estados onde o Bolsa Família tem maior peso em relação ao mercado formal de trabalho. No Senado, o PT ficou com duas das 18 cadeiras. Nos governos, elegeu dois dos nove governadores.
“É o início do fim”, afirma Cláudio Dantas
O resultado foi analisado pelo jornalista Cláudio Dantas no programa Alive desta segunda-feira (5). Para ele, os números indicam um possível esgotamento das políticas assistencialistas como instrumento de sustentação eleitoral da esquerda.
“Então, corroborando a tese do esgotamento das políticas assistencialistas, e aí fica aqui o meu alerta. O meu alerta positivo, e ó, vou falar para vocês, a gente está libertando o Brasil”, afirmou.
Segundo Dantas, a mudança na composição política do Congresso pode reduzir a capacidade da esquerda de sustentar sua influência por meio dessas políticas.
“Quando a gente consegue libertar o eleitor das políticas assistencialistas ou polícias assistencialistas da esquerda, o que resta para a esquerda? Ela não consegue entregar nada além disso”, disse.
O jornalista também citou o avanço da direita no Senado como um fator de mudança na correlação de forças no Congresso.
“Ah, sim, ela entrega autoritarismo. E aí, se a gente, com o Senado majoritariamente de direita, a gente também vai enfraquecer a esquerda. Então, eu diria para vocês que é o início do fim”, afirmou.
Dantas avaliou ainda que o resultado eleitoral pode representar uma mudança mais ampla no país.
“Como bem disse, nós estamos diante, talvez, de uma nova era do Brasil, e não só uma mudança de governo”, declarou.
Os dados eleitorais, contudo, mostram um fenômeno mais específico: o eleitorado dos estados com maior presença relativa do Bolsa Família não repetiu uma escolha uniforme pela esquerda nas disputas estaduais e para o Senado.
A Bahia representa a principal exceção, com dois petistas eleitos para o Senado e um governador do PT. Nos demais estados, as urnas distribuíram as cadeiras entre partidos de centro, centro-direita e direita, enquanto dois governos ainda serão definidos no segundo turno.
O resultado não permite afirmar que o Bolsa Família deixou de influenciar o voto presidencial ou que beneficiários do programa abandonaram a esquerda. Pesquisas eleitorais mostram, inclusive, forte preferência por Lula entre beneficiários.
O que a eleição de 2026 evidencia é outra coisa: a presença do Bolsa Família não se converteu automaticamente em domínio eleitoral da esquerda nos estados onde o programa tem maior peso em relação ao emprego formal.
O mapa social e o mapa político, neste caso, não são iguais.



